pesquisar

 

Livros

a cidade dos deuses selvagens

a vida secreta das abelhas

alice a mulher da casa

Alice à procura de si própria

alice vestida de branco

Astérix O céu cai-lhe em cima da cabeça

Coração

de menina a mulher

Deixados para trás

filhos da costa do sol

o mapa secreto

Os coxos dançam sozinhos

Parabéns Rita

uma aventura no algarve

todas as tags

arquivos

Junho 2006

Maio 2006

posts recentes

Uma Aventura no Algarve

Sugestões de leituras par...

"O Mapa Secreto" de Tony ...

"Os coxos dançam sozinhos...

O Céu cai-lhe em cima da ...

Seguindo uma sugestão...

Informações

"A Cidade dos Deuses Selv...

"Alice Vestida de Branco"...

"Alice a Mulher da Casa" ...

blogs SAPO

subscrever feeds

Quinta-feira, 11 de Maio de 2006

"Parabéns, Rita" de Maria Teresa Gonzalez

       O livro Parabéns Rita é um livro destinado a todos os jovens portugueses e também aos educadores. Faz parte da colecção “Profissão: Adolescente” que procura abordar, sem moralismos nem falsos optimismos, os problemas e interrogações da juventude actual. Este apresenta uma leitura fácil e fascinante e representa o que a geração em mudança sente social e psicologicamente.

       A personagem principal é uma menina de 14 anos, chamada Rita, entusiasmadíssima pelo facto de fazer 15 anos. Para uma adolescente os 15 anos é a altura em que acham que as atitudes dos pais para com elas se modificam. No seu dia de anos, teve uma estranha surpresa: um desconhecido entregou-lhe um presente, desejando-lhe os parabéns. Dentro do embrulho havia uma moldura, com uma fotografia, onde se encontrava um bebé ao colo de um homem, com bastantes semelhanças com o desconhecido que lhe trouxera o presente. Rita ficou muito intrigada com esse presente, perguntando a sua origem à mãe que ficou bastante desnorteada, com a curiosidade da filha por esse desconhecido.
            Rita, quando descobriu quem era esse desconhecido, percebeu que durante sua vida inteira tinha estado a viver uma mentira, não sabendo bem o que fazer dali adiante. Ela dá a entender que preferia que aquele desconhecido nunca tivesse aparecido na sua vida, apesar de lhe trazer a verdade.
            Por fim, tenho a dizer que o livro me agradou pelo facto de na sociedade actual alguns jovens viverem numa mentira e nunca virem a saber a verdade, porque os pais os querem proteger,  mas às vezes não o fazem da melhor maneira.

Escrito pela Natasha

publicado por leituras2006 às 20:02

link do post | comentar | favorito
|

Outras Leituras

Leram...